10 nov 2010

Recife - Designer argentino Lorenzo Shake Spear dá início ao Revela Design 2010


Cidades - Evento é realizado pelo Centro de Design do Recife, em parceria com a Gerência de Serviços de Design (GOAVD), da Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura do Recife.

A oficina ministrada pelo designer argentino Lorenzo Shakespear deu início ontem (08), às atividades da quinta edição do Revela Design. O evento, que se estende até o dia 11 de novembro, é realizado pelo Centro de Design do Recife, em parceria com a Gerência de Serviços de Design (GOAVD), ambas da Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura do Recife.
O tema desta edição é Cidades Criativas e conta com a participação de designers, arquitetos, urbanistas, grafiteiros, estudantes e profissionais de áreas afins, numa programação que envolve palestras, workshops e debates. No workshop reflexões sobre o Design para Espaços Públicos, Lorenzo Shakespear traz a experiência de cinco décadas de trabalho da família no Estudio Diseño Shakespear para dialogar sobre o processo de criação de projetos em design.

O Estudio trabalha de forma integrada, com os designers acompanhando todo o processo, que em projetos maiores envolve desenho de equipamentos, mobiliário urbano, sinalização e design gráfico. O designer explica que para a equipe interdisciplinar do Shakespear, escutar o cliente e o usuário final é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. No portfólio apresentado no workshop estão projetos para a sinalização de estradas, hospitais, centros desportivos e um zoológico, mas o maior desafio foi a reestruturação visual do metrô de Buenos Aires.

Shakespear conta que o metrô de Buenos Aires é um serviço público sem concorrência, que por muitos anos foi deficitário e pretendia se reestruturar para atender melhor à população. Era necessário resgatar o nome usado pelos habitantes e marcá-lo de forma eloquente. “Era preciso que o serviço fosse eficiente antes de ser visualmente atrativo”, reforça o designer.

Sobre o futuro do design, Lorenzo foi categórico: “O designer tem que se reinventar a cada dia para abarcar a complexidade dos projetos e encontrar soluções adequadas. O design gráfico é cada vez mais uma disciplina de apoio, muito necessária, muito útil, mas técnica”.

O workshop está acontecendo no Auditório do Santander Cultural, no Bairro do Recife até hoje (09).

Se recomienda utilizar traductor para leer esta nota

Para más información:
www.onoticiado.com.br
www.bdxpert.com
www.webshakespear.com.ar

VISITAS